Pular para o conteúdo
Rota Ambiental logo

Como funciona a filtragem por osmose reversa: Processo explicado

Como funciona a filtragem por osmose reversa

Se você buscando um método para purificar água, provavelmente quer saber mais detalhes sobre como funciona a filtragem por osmose reversa, certo?

Um dos maiores diferenciais da osmose reversa é remover íons, moléculas prejudiciais e partículas grandes, deixando a água própria para o consumo ou para ser utilizada em indústrias, laboratórios, hospitais…

Hoje em dia, é um sistema amplamente utilizado tanto em residências quanto indústrias, mas se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre o assunto, a nossa recomendação é ler antes o artigo sobre osmose reversa compartilhado pela Rota Ambiental.

Dessa forma, você tem uma visão mais detalhada sobre osmose reversa e seus benefícios.

Voltando ao processo de filtragem por osmose reversa. Continue a leitura e confira como essa filtração acontece na prática e suas principais aplicações!

O que é a osmose reversa?

A osmose reversa é um método para limpar água, que é feito por meio de uma membrana semipermeável, a qual deixa a água passar, mas retém os solutos, como os sais e outras moléculas.

Definição e princípios da osmose reversa

No processo de osmose, a água limpa se desloca de onde tem menos sal para onde tem uma maior quantidade. Porém, quando colocamos mais pressão do lado da água salgada, essa regra se inverte.

Isto é, a água atravessa a membrana da água salgada para a água doce, que é a base do funcionamento da osmose reversa.

Membrana semipermeável e fluxo de água purificada

Então, a osmose reversa separa a água das impurezas, purificando-a. A membrana é o coração desse sistema, pois só deixa a água passar, bloqueando o sal e outras partículas prejudiciais à saúde.

Como funciona a filtragem por osmose reversa

A osmose reversa purifica água de forma avançada e consiste em várias etapas, cujo objetivo é empurrar a água bruta com força através de um sistema.

Confira abaixo quais são essas etapas:

Etapas do processo de purificação

Primeiramente, a água passa por pré-filtros, os quais removem partículas grandes de sujeira, garantindo assim que a água esteja mais limpa ao chegar às membranas.

Depois, a água segue para as membranas semipermeáveis, que são enroladas como se fossem um espiral. Neste ponto, a osmose reversa acontece de fato.

Componentes do sistema de osmose reversa

As membranas semipermeáveis são cruciais no processo, e por possuírem pequenos poros, só deixam a água pura passar, impedindo a contaminação.

Aplicação de pressão e separação de contaminantes

A bomba cria a pressão necessária, fazendo com que a água atravesse as membranas. Assim, os contaminantes e os sólidos ficam de um lado, e a água limpa do outro.

A água limpa, após passar pelas membranas, é chamada de permeado. A parte líquida que não passa e contém impurezas é direcionada para ser tratada novamente ou descartada.

Aplicações da tecnologia de osmose reversa

A osmose reversa tem grandes usos em vários setores, principalmente por purificar a água de forma eficiente. Por isso, é muito empregada em dessalinização e tratamento de água residual.

Dessalinização e tratamento de água potável

A dessalinização é um uso chave da osmose reversa, com a finalidade de converter água do mar em potável, que é vital em locais com pouca água doce.

Indústrias farmacêutica, química e alimentícia

Na indústria farmacêutica, a osmose reversa produz água ultrapura, indispensável na produção de remédios.

Já na química, é usada na fabricação de produtos. E na área de alimentos, primordial para a produção de sucos e outras bebidas.

Tratamento de efluentes industriais e domésticos

Em tratamento de resíduos, a osmose reversa também é essencial, já que ela limpa a água suja, tornando-a reutilizável. E na petroquímica, trata a água de processos de óleo e gás.

Vantagens e considerações sobre a osmose reversa

A tecnologia de osmose reversa apresenta várias vantagens: é eficiente na remoção de contaminantes da água, eliminando muitas substâncias, como sais, minerais, vírus, e bactérias.

Funciona bem em água do mar, água potável e na indústria, visto que as membranas utilizadas conseguem remover os contaminantes com eficácia, resultando em uma água final de alta qualidade.

Eficiência na remoção de contaminantes

As membranas semipermeáveis da osmose reversa funcionam para eliminar tudo o que não queremos na água, deixando o produto final apropriado para o consumo.

Essa eficiência é ideal para tratar água do mar, fornecer água limpa para beber e para indústrias.

Baixo consumo de energia e fácil manutenção

Comparada a outras tecnologias, a osmose reversa gasta menos energia, que ajuda a diminuir os custos de operação. Seus sistemas são simples de manter e operar, o que os torna uma boa escolha.

Impactos ambientais e custos associados

A osmose reversa preserva meio ambiente, tendo em vista que não precisa de calor ou químicos perigosos para funcionar. Embora o investimento seja maior no início, depois os custos são bem menores.

E mesmo sendo necessário trocar as membranas de vez em quando, é um investimento que vale a pena diante de tantos benefícios.

Conclusão

A osmose reversa é uma forma avançada de purificação de água, se destacando por ser eficaz em várias situações, desde fornecer água limpa para beber até apoiar indústrias que precisam de água pura.

Seu funcionamento é relativamente simples, que com o uso de membranas especiais, é possível separar as impurezas da água, fazendo com que a água fique livre de muitos contaminantes, como vírus e produtos químicos.

Entretanto, a osmose reversa não é perfeita. Ela produz água de rejeito e seu custo inicial é alto, mas suas vantagens superam tudo isso, pois economiza energia, é fácil de manter e funciona de forma automática.

E é justamente essas vantagens que fazem dela uma opção tão popular para obter uma água purificada.

Agora, para ter acesso a todos esses benefícios da osmose reversa, é imprescindível contar com uma empresa que trabalhe exclusivamente com sistemas de alta qualidade e certificados, como a Rota Ambiental.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Com certeza você encontrará aqui a solução que procura para ter acesso à água de altíssima qualidade!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.