Ter acesso à água purificada é crucial para nossa saúde, e para isso, existem muitos tipos de sistemas de purificação, onde se destacam o filtro osmose reversa e deionizador. Ambos resolvem o problema das impurezas na água, porém, usam tecnologias diferentes.

Se é a primeira vez que você está procurando um sistema de purificação de água, seja para sua casa ou empresa, é normal ter dúvidas se realmente funciona.

Então aqui vai uma dica: ao ler o artigo sobre osmose reversa da Rota Ambiental, você entenderá desde o que é osmose reversa até seus benefícios quando se trata de obter uma água altamente pura.

Vamos comparar aqui os purificadores de água que usam a osmose reversa e os deionizadores, mostrando como funcionam, além de descrever as vantagens e quais os melhores usos de cada um.

Também vamos falar sobre custos e como é a manutenção, que vai ajudar você a escolher a melhor forma de obter água desmineralizada ou água ultrapura, seja para uso residencial ou industrial.

Boa leitura!

Introdução sobre a purificação de água em laboratórios

A água purificada é primordial para os experimentos em laboratórios serem precisos e confiáveis, visto que mesmo pequenas impurezas na água podem comprometer os resultados.

Por isso, equipamentos como filtros de osmose reversa são usados para purificar a água.

Importância da água pura para experimentos e análises

Para o desenvolvimento de experimentos, é necessário água ultrapura, sem contaminantes. A presença de pequenas impurezas pode alterar as soluções usadas, atrapalhar reações químicas e influenciar os resultados.

Portanto, a água precisa estar livre de qualquer substância que possa prejudicar o trabalho feito.

Tipos de equipamentos para purificação de água

Vários sistemas ajudam a purificar água em laboratórios, sendo os filtros de osmose reversa e deionizadores os mais comuns, sendo que cada um limpa a água de forma diferente.

Por exemplo, os filtros de osmose reversa bloqueiam partículas, enquanto os deionizadores removem íons. A escolha do sistema depende das necessidades de pureza do laboratório.

Destilador de água: Funcionamento e características

Um destilador de água é muito usado em laboratórios, com a finalidade de purificar a água.

O método de destilação começa com a água bruta sendo aquecida, o que a faz evaporar. E à medida que o vapor se eleva, as impurezas são eliminadas.

Este vapor é então esfriado, transformando-se então em um líquido purificado, pronto para uso.

Vantagens e desvantagens do destilador

Os destiladores são ótimos em remover sujeira da água, e é justamente por isso que são tão usados em laboratórios, já que garantem que a água seja de excelente qualidade para usos especiais.

No entanto, a água destilada não é totalmente livre de impurezas, podendo conter vestígios dos materiais do destilador. Além disso, o destilador usa muita água e energia, o que não é bom para o bolso nem para o planeta.

Deionizador de água: Princípios e aplicações

Os deionizadores de água são muito importantes em laboratórios e indústrias, e usam resinas especiais para remover íons, bem como cálcio, magnésio, sódio e cloreto da água.

Resinas de troca iônica

O sistema de deionização usa resinas feitas especificamente para essa finalidade, que são as catiônicas e as aniônicas, ou seja, removem cátions e ânions da água.

Remoção de íons e minerais

Quando a água passa pelo deionizador, as resinas pegam os íons e minerais, produzindo água deionizada, completamente pura. Mas é bom lembrar que isso não elimna bactérias ou compostos orgânicos da água.

Os deionizadores são muito usados em laboratórios, tendo em vista que produzem água pura para experimentos e testes industriais. Isso ajuda a obter resultados exatos na ciência, em clínicas e na indústria.

Filtro osmose reversa e deionizador

A osmose reversa é usada para purificar a água, o que é possível com o auxílio de uma membrana semipermeável, que deixa passar apenas a água, mas impede a passagem de impurezas.

Enquanto isso, a pressão reversa garante que a água flua da forma desejada.

Remoção de impurezas e contaminantes

A osmose reversa é indicada para deixar a água limpa, sobretudo por remover impurezas como metais pesados e bactérias. Isso torna a água ideal para locais como laboratórios e indústrias farmacêuticas.

Aplicações do sistema de osmose reversa

Os sistemas de osmose reversa são usados em diversos lugares, ajudando a tornar a água do mar potável e a tratar águas sujas.

Por exemplo, indústrias farmacêuticas e locais que precisam de água pura, como laboratórios, usam sistemas de osmose reversa.

Com os avanços das tecnologias, estes equipamentos ficaram menores, mais eficientes e acessíveis a várias empresas.

Comparação entre os sistemas

Existem três tipos principais de sistemas para limpar a água, onde cada um funciona de uma maneira específica.

Os destiladores usam evaporação e condensação para se livrar das impurezas, já os deionizadores eliminam íons na água com resinas. E por fim, a osmose reversa usa uma membrana para filtrar as impurezas maiores.

Qualidade da água obtida

Escolher o sistema certo depende do que você precisa. A osmose reversa é ótima para quem deseja água muito pura e sem íons.

Se o problema são os íons, o deionizador pode ser melhor. Por sua vez, os destiladores funcionam bem para quando você não quer ver nenhum tipo de impureza na água.

Consumo de energia e água

Os destiladores usam muita energia e água, pois dependem de evaporação para funcionar.

Por outro lado, a osmose reversa e os deionizadores economizam mais desses recursos, sendo mais eficientes e usam menos água e energia.

Facilidade de manutenção

Muitas vezes, é mais fácil cuidar de deionizadores e osmose reversa, já que a manutenção dos destiladores requer uma limpeza mais profunda em decorrência da sujeira da evaporação que se acumula.

Nos outros sistemas, trocar filtros e membranas é o suficiente.

Conclusão

Os destiladores de água usados em laboratórios estão sendo substituídos pela tecnologia de ponta de purificação. Os sistemas de osmose reversa, mais eficientes e ambientalmente responsáveis, são agora considerados a melhor opção.

Essa tecnologia é utilizada globalmente em diversos setores, como aviação, produção de medicamentos e tratamento de esgoto, contribuindo para dessalinizar a água do mar e purificar a água.

A osmose reversa supera os destiladores em diversos aspectos, especialmente quanto à eficiência energética dos sistemas de purificação de água, que é muito maior.

Além disso, a tecnologia usa menos água, requer menos manutenção, garante a qualidade da água e oferece mais segurança. Portanto, a osmose reversa não só economiza recursos, como também beneficia o planeta.

Com tantas vantagens em termos de economia, preservação ambiental e eficácia, a osmose reversa se destaca significativamente. Ela representa um avanço importante no cuidado com os recursos naturais e no uso inteligente da tecnologia.

Se você está considerando instalar um sistema de osmose reversa e não sabe por onde começar, a Rota Ambiental, empresa referência em tratamento de água, coloca à disposição sua equipe de especialistas para fornecer todas as orientações.

Clique no botão abaixo e solicite uma cotação sem compromisso!

logo pequena sem fundo

A Rota Ambiental é líder em soluções para tratamento de água e esgoto. Nosso time de especialistas desenvolve equipamentos inovadores, promovendo sustentabilidade e cuidado ambiental.